Fique por dentro

Acompanhe nossos artigos sobre novidades e curiosidades no Design de Interiores

A casa do futuro


Menor custo, decisões mais inteligentes e melhor desempenho:

Você conhece alguma residência que tem automação?

   A  automação residencial está em muito em alta no Brasil, se tornando uma tendência já muito observada lá fora. Para se ter uma ideia, estimativas da Aureside, Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial apontam que existem cerca de 2 milhões de casas inteligentes em nosso país.

Com o aumento de desejo das pessoas por tecnologias que permitam conforto e praticidade no dia a dia, além de segurança, as oportunidades desse mercado também se expandem.

Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização.

Vantagens da automação residencial: 
Não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque na automação residencial. Segurança e até sustentabilidade também fazem parte dessa equação.

1- Segurança
O primeiro e mais importante dos benefícios da automação residencial.

Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial.

2- Praticidade e Comodidade
Hoje, com a automação residencial, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo.

Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar.

3-Economia do consumo de energia
Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência.

Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.

O que pode ser feito em uma casa automatizada?

Com tantos benefícios, você já deve estar se perguntando o que fazer para criar uma casa inteligente. Veja quais são os tipos de automação residencial e o que é possível fazer:

Automação da iluminação da casa: com a automação residencial você pode programar a iluminação para acender em configurações pré-salvas, como “iluminação para assistir filmes” e “iluminação para festas”.
Controle da iluminação à distância: com um smartphone ou um tablet, você pode apagar as luzes caso tenha esquecido alguma acesa, ou acendê-las para quando estiver chegando.

Sistema de som: com a automação residencial você pode distribuir músicas e vídeos para todos os cômodos da casa, além de controlar o volume em casa um dos ambientes.

Sistema de irrigação de jardim: com os sensores de umidade do solo e temporizadores é possível criar a automação residencial no jardim, mantendo as plantas sempre nas condições ideais.

Sistema de segurança: além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por apps, também é possível configurar na automação residencial sensores de fumaça, sprinklers e sistemas de comunicação direta com a polícia e empresas de segurança privada.

Biometria: com a automação residencial é possível controlar a luz e diversas outras funções da casa, além de, é claro, proteger a casa contra a entrada de pessoas não autorizadas.

Controle automatizado de cortinas e janelas: com sensores de luz e integração ao sistema de iluminação, é possível aproveitar ao máximo a luz natural e evitar que as luzes sejam acesas em momentos desnecessários.

Controle de temperatura: com a automação residencial é possível acionar o ar-condicionado (ou o aquecedor) antes de chegar em casa, resfriando o ar aos poucos para alcançar a temperatura ideal.

Vale lembrar que para as automações mais complexas é necessário um aparelho ou aplicativo que funcione como central de automação, onde é possível controlar todos os sistemas da casa.

Se falar com robôs para fazerem tarefas domésticas parecia coisa do futuro dos Jetsons, hoje em dia, já é realidade e com um leque de possibilidades muito amplo. É possível controlar por voz quase todo tipo de “tarefas menores” da sua casa  e tarefas menores não são menos importantes, mas acredito que vai um bom tempo até termos robôs que saibam lidar, como perguntar a previsão do tempo e notícias recentes, até funções mais avançadas, como controlar seus eletrodomésticos, lâmpadas, e outros.

A  Amazon já trouxe para o Brasil vários modelos do Amazon Echo, os alto-falantes com Alexa, desde versões menores com caixas de som mais simples, modelos com tela e até modelos com som profissional. 

O Echo se conecta à assistente virtual Alexa  que para você usar, basta baixar o aplicativo do seu smartphone, independente de possuir um Echo  para reproduzir música, fazer chamadas, enviar e receber mensagens, fornecer informações, notícias, resultados esportivos, previsão do tempo e muito mais, instantaneamente. Tudo o que você precisa fazer é só perguntar. O dispositivo tem sete microfones e tecnologia de formação de feixes para que você possa ouvi-lo do outro lado da sala, mesmo enquanto a música estiver tocando. Quando você quiser usar o dispositivo, basta dizer a palavra “Alexa” e ela aguardará o seu comando.

Você pode tanto realizar um comando de uma vez, como “Alexa, qual a previsão do tempo” ou “Alexa, qual a minha agenda?” quanto simplesmente dizer “Alexa” para que a luz azul se manifeste, indicando que ela está aguardando seu comando, e em sequência, perguntar absolutamente qualquer coisa. Quando você fizer uma pergunta, ela buscará a melhor resposta no Google, e isso leva apenas um instante para acontecer. Com o Echo, você pode ligar para qualquer pessoa sem usar as mãos ou procurar os contatos. Além disso, você pode enviar mensagens via voz ou texto para qualquer pessoa com um dispositivo compatível ou com o aplicativo Alexa.