Fique por dentro

Acompanhe nossos artigos sobre novidades e curiosidades no Design de Interiores

Como aplicar a cor Viva Magenta na arquitetura e decoração


A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

O motivo da escolha quem detalhou foi Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute: 

“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos tons mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”. 

Entre outros motivos, considerou-se todo o contexto mundial de desafios, como a pandemia da Covid-19, para escolher um “vermelho animado, pulsante de movimento”. Ainda segundo Leatrice, a seleção do Viva Magenta deu-se pelo fato que “é uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo que todos precisamos para um futuro mais otimista”. 

Segundo especialistas, a resposta é sim. Afinal, a cor pode ser facilmente aplicada em portas, alvenarias, adornos, objetos decorativos. Enfim, ao contrário do que muita gente pensa, essa tonalidade vai bem em diferentes ambientes. Ou seja, se você está pensando em renovar a casa para celebrar a chegada do novo ano, o magenta é a opção ideal.

As nuances do Viva Magenta estarão em alta na decoração, pois ele carrega otimismo, além de criar um ambiente aconchegante e moderno. O segredo é apostar nos detalhes. Seja na parede, seja no mobiliário, o importante é ousar”, afirma a arquiteta e designer de interiores Alessandra Cohen.

Em ambientes completos ou detalhes decorativos, o magenta pode ser usado para transmitir vigor, energia e coragem. Por isso, se você ainda está na dúvida de como aplicar, separamos algumas dicas. Confira:

Na alvenaria:

o magenta produz espaços vibrantes e atraentes. Combinados a peças importantes, como quadros familiares e obras artísticas, traz vida ao espaço e chama a atenção para peças cheias de histórias e lembranças.

Nos móveis:

Como estamos falando de uma tonalidade mais expressiva, é recomendado que o magenta seja aplicada em móveis isolados quando o ambiente for mais neutro. Essa mesma ideia se repete para os planejados, que também podem ser energizados com essa cor radiante em superfícies lisas e polidas

Nas esquadrias:

Mas não para por aí. Também é possível aplicar o magenta nas esquadrias e fechamentos de ambientes mais versáteis, como paredes removíveis, por exemplo.

Na decoração:

Quem quiser investir de forma simples e apenas manter a decoração atualizada, o ideal é que a cor seja aplicada a elementos que realmente necessitam ser observados, ou que evidenciem alguma outra peça de relevância